Conferências estaduais seguem a todo vapor

Desde o dia 27 de agosto, 18 Conferências Estaduais de Educação já foram realizadas. Os encontros integram a etapa obrigatória da II Conferência Estadual de Educação que ocorre de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. O calendário de conferências continua até o fim de outubro.
Para o coordenador da Comissão Especial de Dinâmica e Sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), Arlindo Cavalcanti de Queiroz, essa etapa é vital. "É nela que surgem as propostas novas que serão aprovadas no encontro nacional. Ela sistematiza e organiza todas as propostas aprovadas nas conferências municipais e intermunicipais junto com propostas de segmentos e setores da sociedade. O FNE tem um sistema que receberá estas propostas que comporão o Documento Base, texto de análise da etapa nacional da Conae 2014".
Conae - Realizada pela primeira vez em 2010, a Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. A segunda edição da Conae se aproxima, e terá como tema central, "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".
PNE - A II Conae tem como tema de discussão o Plano Nacional de Educação. Porém, uma preocupação tem sido recorrente, à aprovação do PNE pelo Senado Federal. O projeto de lei que cria o PNE, para vigorar de 2011 a 2020, foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. Mas até hoje não foi aprovado.
Fonte: Site da Conae 2014